Olá noivinhas e futuras esposas! Sei que esse momento da vida é muito emocionante, cheio de expectativas quanto ao dia do casamento. São tantos os detalhes que às vezes nos perdemos e o medo nos consome, não é mesmo? Pois tudo o que queremos é que tudo saia conforme o sonhado.
Mas calma, muita calma nessa hora… Eu sei que você vai dizer: “Para você é fácil dizer isso, afinal você é cerimonial e deve ter sido fácil organizar o seu casamento!”
A resposta é não, não é fácil organizar o seu próprio casamento, porque isso envolve muita emoção, expectativas, decisões e muito planejamento. É tão estranho quanto uma cabeleireira cortar o próprio cabelo, um advogado defender uma causa própria, ou ainda, como um médico se autodiagnosticar.
Sonho
Mas vamos começar do início: fiquei noiva dia 23 de outubro de 2014 em Ilha Bela, no restaurante All Mirante, durante um lindo pôr do sol. Não foi nada planejado, eu estava apaixonada pelo local (era um lugar perfeito para um casamento) e quando comecei a descrever como eu organizaria um casamento naquele local. Meu marido, que na época era namorado e já estava pensando em como fazer o pedido, e eu não sabia, simplesmente disse: “Talvez você não vá se casar aqui, mas pode ficar noiva”. Foi uma linda surpresa!
Colocando em prática
Como eu decidi que faria um mini wedding e queria que meu noivo participasse de todas as etapas do processo de planejamento, organização e decisões (vamos concordar, meninas: isso geralmente é bem difícil) fizemos tudo com muita calma!
Na primeira etapa decidimos o orçamento, o quanto queríamos gastar no total. Essa etapa é bem importante pois todas as decisões que serão tomadas, vai afetar o desembolso global e final.
Após decidirmos o quanto queríamos gastar, começamos a fazer a nossa lista de convidados… Eu me lembro de que a primeira lista tinha 110 pessoas… rsss. Mas como disse, já tinha decidido fazer um mini wedding. Então, nossa missão era diminuir a quantidade de pessoas da nossa lista!
Decidir o estilo do casamento antes de procurar o lugar é uma ótima decisão, assim você se limita a visitar apenas locais que agradam ao casal… Se você busca um casamento rústico, provavelmente um salão clássico não irá te agradar, assim como se você sonha com um casamento estilo balada, uma chácara não te daria o glamour que é necessário! Então eu e o meu noivo sentamos e começamos a decidir qual o estilo de casamento queríamos para o nosso enlace.
Decidimos realizar nosso casamento de forma divertida, rustica e muito romântica! A partir dai começamos a visitar locais com mais afinidade com o estilo que escolhemos para o nosso casamento. O mais engraçado, é que chegamos ao local perfeito em um almoço casual de domingo! Eu e o meu marido temos um hobby em comum, que é fotografar. E ele comentou comigo de um restaurante aqui em Campinas que poderíamos almoçar e aproveitar para treinar um pouco fotografia… Foi amor à primeira visita! O restaurante Villa Antiga é um local rústico e diferenciado, pois imaginamos que após o enlace os convidados teriam atividades como o planetário, a mini fazenda, os carros antigos e o museu para distrair as crianças e se divertirem!
Ó céus, quem poderá me ajudar?
Daí veio o primeiro contratempo! Depois de fechar o contrato, corremos para imprimir nossos convites. Detalhe: eu mesma fiz a arte do convite, o que barateou, e muito, o custo! No dia seguinte, começamos a distribuição para os padrinhos e nossos pais, e foi nesta ocasião quando recebi a ligação do local dizendo que não era possível realizar nosso casamento na data planejada.
Começou a pintar um frio na barriga… Eu tinha consciência que em algum momento, mesmo sendo cerimonial, eu iria precisar de uma cerimonial. E de sobreaviso, estava a minha sócia e cerimonial Christiane Benatti. Liguei para ela e disse: “Por favor, me ajuda!”. Apesar de trabalhar com cerimonial, essa ocasião em especial não se tratava da minha profissão, era o meu casamento, a concretização de um sonho meu! Na hora “H”, a emoção influencia sim, e nada melhor do que alguém neutro e de confiança, especialista em lidar com os imprevistos que são comuns, e estão sempre presentes na organização de eventos.
Essa é uma das situações quando o trabalho de uma cerimonial se torna indispensável! A Chris ligou no Vila Antiga e negociou os detalhes para a mudança da data e compensações que foram atendidas de forma muito solícita e compreensiva pelos proprietários.
Como eu disse no começo, por mais especialista que seja um profissional, é complicado ele atender ele mesmo: é como no caso da cabeleireira, que eu exemplifiquei. Outra coisa, problemas sempre vão acontecer, é inevitável, e não é um problema exclusivo do local. A regra de ouro em situações de crise é não ser tomada pela emoção, e conseguir conciliar caminhos razoáveis para a solução do problema. Quando você é noiva, e isso eu senti na pele, é complicado separar a emoção.
O cerimonial é a peça chave para intermediar os conflitos entre os clientes e fornecedores. Nesse caso, a Chris defendeu meus interesses diante do restaurante, sem precisar prejudicar as outras noivas e o próprio estabelecimento, que também se mostrou muito disposto a querer resolver a situação. O trabalho da empresa de cerimonial tem como responsabilidade ajudar a organizar não somente durante o dia da cerimônia ou da festa, mas em todo o processo de planejamento e organização do evento!
Perto de um final feliz
Após resolver essa pendência, passamos para outras fases, como o vestido de noiva, lembrancinhas e decoração… Optei pelo DIY, o famoso faça você mesmo. Isso contribuiu para que o orçamento não saísse do controle. É muito fácil perder as rédeas da situação por diferenças mínimas de preço aqui e ali. Mas eu tinha como foco principal realizar o meu sonho e ficar dentro do orçamento! Para isso fiz uma lista de itens que necessitava para decoração, cotações comparando preços, qualidade, confiabilidade, e fui as compras com o meu noivo!
Lógico que eu precisei de ajuda para fazer as coisas. Desde que eu nasci, vi minha mãe fazendo artesanato, então envolvi minha mãe no processo de criação da decoração e minha cunhada, ela me ajudou a fazer o bolo fake e a escolher flores no Ceasa. A minha prima ajudou com doces e com os arranjos florais, e por fim a Chris com o cerimonial!
Deu muito trabalho sim, mas no final das contas valeu a pena, tudo saiu como eu planejei e sonhei!
Postei algumas fotos para vocês verem o resultado… Mas a dica mais importante é: “Planejem sempre! Peçam ajuda, e contem sempre com a cerimonial para organizar e administrar os detalhes que fazem a diferença”.