Preparativos

6 dicas fundamentais para criar uma boa lista de convidados

Buquê da noiva

Uma das primeiras tarefas para se organizar um casamento perfeito é fazer a lista de convidados. Essa etapa interfere diretamente em diversos itens, como o local da recepção, lembrancinhas, convites, buffet, doces e etc…
Essas 6 regras vão te ajudar a fazer sua lista de convidados.

1-Faça a lista com o seu noivo – Um erro comum é os noivos fazerem listas separadamente. Ela ficará mais extensa e possivelmente fora do orçamento. Comece a lista por pessoas mais próximas, como pais, irmãos, avôs, tios e primos próximos… Não convide pessoas apenas por protocolo, você deve convidar apenas pessoas que fazem parte da sua vida.

2-Pais e irmãos – Muitas vezes, pais e irmãos querem interferir na escolha dos convidados. Lembre-se de que a festa é do casal. No entanto, é um gesto educado e delicado permitir que os pais possam convidar algumas pessoas de seu círculo de amizades. O mais importante é conversar e deixar claro os custos envolvidos e as limitações.

3-Faltosos – Em geral, existe uma variação de 10% a 20% de faltosos. Entretanto, não devemos contar com esse numero para convidar mais pessoas. A composição da lista é uma estimativa. Pode ser que você seja uma pessoa muito querida, e não é improvável que todos compareçam ao seu casamento!

4-Namorados e familiares de amigos – Se a lista está apertada, você pode convidar somente o(a) amigo(a). Mas dificilmente alguém vai a um casamento sozinho, principalmente se o convidado não conhece mais pessoas além dos noivos. Corre-se o risco de o convidado ficar chateado e não comparecer ao evento.

5-Colegas de trabalho – Priorize aqueles com quem os noivos têm uma relação fora do ambiente de trabalho, ou aqueles mais chegados, entregando a cada um deles um convite individual. Convites coletivos, além de impessoais, deixa subentendido que é para a empresa toda, o que deixará os números para os preparativos com delimitações imprecisas e o orçamento irá flutuar.

6-RSVP – Trata-se do serviço de confirmação de presença, promovido pelo cerimonial. Esse recurso é importante para o casal ter uma estimativa bem próxima da quantidade de convidados, para evitar o desperdício ou a falta de algum item. O RSVP é uma ferramenta útil, mas como o retorno é obtido apenas 15 dias antes do evento, não é aconselhável convidar outras pessoas para preencher a lista. Ah, para saciar curiosidades, RSVP vem do francês, e significa “Répondez S’il Vous Plaît”, ou melhor, “Responda por favor” em português.

Lembrete – Nessa data, devem estar presentes as pessoas especiais, aquelas que conviveram com o casal e que vão acompanha-los pelo resto da vida! Gosto sempre de salientar, “A FESTA É DOS NOIVOS”. Os convidados são importantes, mas o dia é de vocês!

Curtiu? Mande pra galera!