Estive pensando no que escrever para vocês… e numa conversa com uma de minhas clientes noivinhas, falamos sobre os imprevistos do casamento!
É certo que toda noiva tem um sonho e que a expectativa para esse dia é grande. Além de se casar, as noivas querem estar lindas, que a comida esteja perfeita, que os arranjos das mesas estejam maravilhosos, que seus convidados estejam se divertindo, entre outros detalhes que marcam um casamento. E é claro! Todos esses preparativos e todas essas expectativas trazem algum estresse para a noiva nos últimos dias antes do SIM.
Então aqui vão algumas dicas para minimizar o estresse que vocês terão nos dias que antecedem o casamento:
1 – Escolha muito bem sua assessoria cerimonial
Você deve estar achando que estou puxando sardinha para a minha profissão… rsrsrsrsrs… só um pouquinho! Mas a grande verdade é que uma assessoria cerimonial competente pode te ajudar muito, tanto antes do evento como no dia.
Veja se a sua cerimonialista anotou aqueles pequenos detalhes que você espera que aconteça, exija sempre que ela te encaminhe o planejamento estratégico do dia. Veja se ela possui os planos B e até C.
Caso você tenha interesse, tenho esse artigo que fala mais sobre as qualificações de uma cerimonial.
Vou dar um exemplo: Uma noivinha que eu estou assessorando vai se casar em março, e todos nós sabemos que março é mês com muitas chuvas. O sonho dela é casar ao ar livre, sem tendas… com apenas o céu estrelado sobre nossas cabeças.
É tudo muito romântico, sem dúvida! Mas nós cerimonialistas, não podemos nos limitar a sonhar como a noiva, mas é nosso papel alertar para o risco de chuva, ou pior, tempestades. Então nesse caso, orientei que deveríamos reservar tendas ou fazer a cerimonia dentro do salão. É claro que eu estou lá para realizar o sonho dela, mas também estou lá para tomar decisões difíceis que vão tornar o casamento real.
2 – Não implique com detalhes
Ahhhh… os detalhes! Toda noiva pensa nos mínimos detalhes, e isso é extremamente natural, pois vocês querem perfeição.
Querem que todas as madrinhas estejam com as cores da paleta que você escolheu, que as gravatas dos padrinhos estejam perfeitamente ajustadas, que a flor da lapela não murche antes do tempo, que o buquê de hortênsias esteja lindo!
Tudo isso é muito legal no papel, mas na pratica nem sempre acontece assim, lembre-se que não estamos num filme de Hollywood.
Pode acontecer que a madrinha escolha o vestido de um tom um pouco mais escuro, que a flor da lapela do noivo caia no meio da cerimonia, ou que as gravatas não estejam tão alinhadas, pois faz muito calor!
Neste caso, a dica de ouro é: DIVIRTA-SE… Caso aconteça, esqueça esses detalhes pequenos e curta o seu momento!
Todos os convidados do casamento estão ali para ver os noivos, e não se a roupa de uma das madrinhas está no mesmo tom das outras, se o buquê está perfeito, se os padrinhos estão alinhados. Eles estão ali porque amam vocês e querem ver vocês dois dizerem sim ao amor!
3 – Não tente agradar a todos
É muito difícil decidir na escolha dos numerosos fornecedores para o grande dia! São muitas opções, preços e diferenciais.
Eu me lembro de quando eu estava preparando o meu casamento, eu fui uma noiva muito decidida. Aluguei o primeiro vestido que experimentei e na primeira loja que fui, comprei o sapato que vi pela internet, escolhi o local do casamento depois de um almoço de domingo! Eu não fiquei muito indecisa… Mas nem toda noiva é assim!
Pela minha experiência, percebo que a grande maioria das noivas tem expectativas de escolher os fornecedores dos quais elas gostaram, e também, ao mesmo tempo, de agradar o noivo com a escolha. Isso até que é muito normal. Mas às vezes, além disso, querem também satisfazer as vontades da mãe, do pai, das irmãs, da sogra, e a lista continua…
A dica aqui é: “O CASAMENTO É SEU E DO SEU NOIVO”. Não estou dizendo que não é possível você fazer pequenos agrados para sua mãe, como convidar aquela amiga dela que ela tanto gosta e que te viu crescer, ou chamar o amigo do seu pai.
Estou dizendo, por exemplo, sobre mudar o vestido que você tanto queria, só porque a sua mãe disse que não quer você de braços de fora, ou ainda, trocar o cardápio que seu noivo adora porque seu pai não curte e ele esperava churrasco no seu casamento, ou então, mudar a cor da decoração porque a sua irmã acha que rosas vermelhas são a cor do amor!
Lembre-se que você está planejando tudo isso, e é a realização do seu sonho.
Se você falar com jeitinho, explicando que você realmente sonha com um tomara que caia sereia, tenho certeza que sua mãe entenderá a sua emoção ao colocar o vestido na frente dela. Seu pai, ao ver você radiante, nem vai lembrar do cardápio que será servido, e sua irmã, depois de tudo decorado e lindo, vai dizer: “Parabéns! Ficou lindo”!
O que todos querem é te ver feliz!
E para finalizar, a última dica.
4 – Tenha sempre uma melhor amiga.
Essa dica é fantástica!
É logico que você quer compartilhar tudo do seu casamento com todos que estão a sua volta, mas nem todos estão dispostos a falar apenas disso.
Saia com suas amigas e converse sobre assuntos aleatórios. No trabalho, não fique falando o tempo todo sobre isso, as pessoas não estão no mesmo ritmo que você, e dê um descanso para o seu noivo também, saia com ele, pergunte como está o trabalho dele, coma uma pizza sem perguntar: “Você já foi ver seu terno? Já falou para os seus padrinhos que a gravata é rosa? Falou que se aparecerem com vermelha eu vou surtar? ”. Tire um tempo e divirta-se um pouco com ele, sem o estresse do casamento…
É ai que entra a melhor amiga! Todas nós temos uma amiga que gosta de falar sobre o casamento e quer saber sobre os detalhes de tudo! Nos EUA elas são chamadas de DAMAS DE HONRA, pois são elas que ajudam a noiva com os detalhes do casamento.
Saia com ela pelo menos 1 x na semana na reta final, e compartilhe suas expectativas, seus planos e desejos. Ou então, ligue para ela e desabafe sobre suas dificuldades com os detalhes e suas angustias com relação a gravata dos padrinhos!
Lembre-se sempre que a Cerimonial também esta ali para essas questões também, afinal é a pessoa com que a noiva mais fala durante os meses de preparação.
Espero ter ajudado vocês com essas dicas!