Lindos e emocionantes, escrever os votos de casamento é um dos momentos mais esperados tanto pelo casal quanto pelos convidados.
De fato, escrever os próprios votos dá uma pitada a mais de emoção na cerimônia, remete a referências da história do casal e daqueles queridos que estão presentes, adiciona o peso das promessas que ambos se comprometem a cumprir por uma vida, e indiscutivelmente, fica autêntico e espontâneo. Eu sou uma grande fã de votos escritos pelo próprio casal.
Durante os preparativos do casamento, cerca de 9 entre 10 casais desejam escrever seus próprios votos… Porém, esse desejo dura até chegar o momento de escrever de fato!
Aí bate aquele desespero… Como começar??? O que escrever??? Como escrever algo emocionante e ao mesmo tempo criativo e divertido???
Pela minha experiência, a contagem regressiva para o dia do sim, por si, já deixam as noivinhas tensas, por isso resolvi escrever esse artigo, com conselhos que dou para todas as minhas noivas, para ajudar vocês a eliminar uma dessas sobrecargas emocionais.
Não existe fórmulas e nenhuma mágica para criar o texto perfeito, mas podemos dar algumas dicas para facilitar a criação de um texto que seja autêntico e cheio de emoção.
Seguem então algumas dicas que vão te ajudar nesse momento tão inspirador!
1 – Traga de sua memória os melhores momentos do relacionamento
Com certeza, vocês tiveram momentos bons e ruins no relacionamento, que ajudou a amadurecer e estreitar os laços do casal.
Momentos como a ocasião na qual se conheceram, o primeiro beijo, a primeira briga, as dificuldades nos primeiros meses de namoro…. Isso vai fazer com que os convidados façam uma viagem no tempo e entendam o que dá união ao casal.
2 – Qualidades e defeitos
Faça uma lista de qualidades e defeitos seus e de seu parceiro… e liste como tudo te ajudou a vocês serem pessoas melhores juntas, como ter mais paciência, ser menos egoísta, ser mais organizada e estar disposta a fazer o outro feliz nesse casamento que inicia.
E escreva tudo isso de forma bem-humorada, valorizando as qualidades de seu amado e brincando, de forma que não ofenda ninguém, com seus próprios defeitos. Isso pode tirar risos e lagrimas ao mesmo tempo!
3 – O futuro do casal
Sabe aquela pergunta de entrevista de emprego: “Como você se vê daqui 10 anos, 20 anos“???
Faça um exercício de imaginação e crie vínculos com as pessoas que estão participando da cerimônia. Por exemplo: “Daqui 10 anos espero que nossos pais estejam juntos conosco ajudando a cuidar de nossos filhos”, ou, “quando estivermos velhinhos, que nossa casa fique cheia de nossos amigos para jogar buraco e falar da nossa caminhada”.
4 – Adicione autenticidade
Você pode fazer uso de particularidades de vocês como apelidos, músicas, frases e outros mimos que fazem parte do intimidade de vocês.
Isso vai deixar o seu voto muito mais pessoal e vai transmitir sinceridade durante a cerimonia!
5 – Escreva os seus compromissos
Sabe aquele momento, “eu te amarei na saúde e na doença”?
Escreva seus compromissos de forma pessoal, aquilo que você realmente deseja e espera cumprir e concretizar.
Você pode optar por declarações como: “prometo lavar a louça quando você cozinhar”, “prometo segurar a sua mão quando estiver com dor”, “prometo te fazer feliz mesmo quando tudo não estiver bem”, “prometo te amar, mesmo quando estiver de pijama e descabelada”…
Imagine situações cotidianas no futuro que realmente irão demandar amor, exigir cumplicidade e irão cultivar a relação de vocês fazendo ela crescer. Isso fará toda a diferença!
6 – Seja Breve
Não se empolgue e não torne o momento maçante e cansativo.
Lembre-se: dois votos serão lidos. Então seja breve e não canse a sua audiência… o importante é ser criativo, divertido e verdadeiro!
Tente passar em no máximo 3 minutos todos os seus sentimentos, memórias, sonhos e seus compromisso para o seu cônjuge.
E para terminar
7 – Treine e leve uma colinha
Não tente decorar os votos!
No dia a emoção é muito grande e você corre o risco de esquecer!
Então treine, leia varias vezes o texto, e mesmo assim, leve uma colinha mesmo que você esteja se sentindo confiante. Caso o nervosismo te atinja, você poderá ler o texto e se sentir mais segura!
Agora é só colocar em pratica… vamos lá escrever os seus votos?
Caso você ainda tenha dificuldades, escreva para mim, ou deixe sua pergunta nos comentários abaixo, e eu mando para você algumas perguntinhas que ajudarão você a listar cada item e a organizar as suas ideias!